quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia internacional da Mulher.

No meio de tantas mensagens evangélicas resolvemos fazer um artigo sobre o dia internacional da mulher.
As mulheres são muito especiais para Deus e para nós homens também, claro! As mulheres são mais carinhosas, mais amorosas, compreensivas e como Deus diz na bíblia são a ajudadora que todo homem precisa ter ao seu lado, Deus sabe o que faz e quando fez a mulher acertou direitinho em todos os detalhes. Dia 8 de março é o dia internacional da mulher e você sabe o por que essa data foi escolhida?
Dia internacional da mulher

Dia internacional da mulher - 8 de março

8 de marçodia internacional da mulher. É um dia comemorado pelos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Fonte:wikipedia

Objetivo do Dia internacional da mulher

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização damulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas Dia internacional da mulher no Brasil

O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Fonte:SuaPesquisa.com

Neste mes farei varias homenagens as mulheres através da mensagem dia da mulhermensagem da mulherpoema para mulhermensagens para orkut do dia da mulher e mulheres da biblia.

Versículos para o dia das mulheres

"A mulher sábia edifica a sua casa..." (Provérbios 14.1)
Ela busca sabedoria no falar(Provérbios 31.26)
Deus abençoe, deixe sua homenagem ao dia internacional da mulher!

Pesquisas relacionadas:musicas para o dia internacional da mulhermensagens evangelicas para o dia internacional da mulherdia internacional da mulher-8 de marçomensagem evangelica para o dia internacional da mulhermensagens biblicas para o dia internacional da mulherdia da mulher mensagem evangelicasdia internacional da mulher-mensagens evangelicasmusica para o dia internacional da mulher

quarta-feira, 7 de março de 2012

Estudo bíblico Deus promete casa...

Quem busca o reino dos céus ( Lc12:31 ), busca alegria, paz e gozo no Espírito Santo, pois o reino de Deus não consiste em comida e bebida "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" ( Rm 14:17 ). Quem busca o reino de Deus busca o poder de ser feito filho de Deus, pois só os que recebem poder de serem feitos filhos de Deus podem ver o reino dos céus, visto que o reino não tem aparência exterior "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder" ( 1Co 4:20 ; Jo 1:12 -13 ; J o 3:3 ; Lc 17:20 ).
"Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi" ( Is 55:3)

Introdução
Depois de muitas batalhas, Davi estava sossegado em sua casa quando subiu ao coração um desejo de construir uma casa que abrigasse a Arca da Aliança. Para o rei Davi era inadmissível que ele morasse em uma casa de cedros enquanto a arca do Senhor continuava sob tendas.
Foi quando Ele propôs em seu coração fazer uma casa para Deus. Em seguida chamou o profeta Natã e propôs seu intento. O profeta de pronto disse: - Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo ( 2Sm 7:3 ).
De noite Deus apareceu ao profeta e desfez o conselho do profeta, de modo que foi comissionado a advertir o rei Davi dizendo: - Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porventura reclamei que ninguém me construiu casa? o SENHOR te faz saber que te fará casa ( 2Sm 7:5 -7).
Deus mesmo declarou que não habita em casa feita por mãos de homens, porém prometeu a Davi que faria casa para sua habitação ( At 7:48-50 ; 17:24). Que casa seria esta?

A história dos templos
Por boca do profeta Isaias Deus prometeu a todos quantos inclinassem os ouvidos e ouvissem a Sua palavra que lhes concederia as ‘firmes beneficências de Davi’. Que benesses o salmista Davi recebeu que quem inclinar o ouvido e ouvir a palavra do Senhor tornar-se-á participante?
Para descobrimos que bênção firme foi prometida, faz-se necessário relermos uma passagem bíblica acerca de Davi, que foi salmista e rei em Israel. A passagem bíblica em tela aborda o dia em que Davi propôs em seu coração fazer uma casa para a arca do Senhor ( 2Sm 7:2 ). Foi quando Deus falou a Davi por boca de Natã, dizendo: “Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?” ( 2Sm 7:5 ).
Diferente do que intentava o rei, Deus lhe promete: “... o SENHOR te faz saber que te fará casa” ( 2Sm 7:11 ). Deus prometeu que, quando os dias de Davi fossem completos (após a morte do salmista), Deus haveria de levantar um dentre a descendência do salmista que estabeleceria o reino e edificaria uma casa a Deus ( 2Sm 7:13 ; At 13:36 ; ).
Ora, após a morte de Davi, Salomão, um dos filhos de Davi edificou um templo suntuoso, porém, o trono do seu reino não permaneceu para sempre e o templo foi destruído ( 2Cr 36:19 ). Tempos depois, segundo o que os profetas anunciaram, o rei Ciro deu uma ordem para que fosse construído um templo em Jerusalém, porém, ele não era um descendente da carne de Davi e nem firmou o reino “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá” ( 2Cr 36:23 ).
Apesar de o templo construído nos dias de Zorobabel ser menor que o templo do rei Salomão, Deus prometeu por boca de Ageu que "... a glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos" ( Ag 2:9 ). Tal profecia foi necessária porque as pessoas que viram a suntuosidade do primeiro templo maneavam a cabeça e desprezavam o segundo templo ( Ag 2:3 ).
Muito tempo após a morte de Davi, que tinha uma promessa expressa de Deus, nasceu um descendente de Davi em Belém de Judá. Miraculosamente uma das filhas da casa de Davi concebeu do Espírito Santo e deu à luz um menino, e os anjos louvavam dizendo: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” ( Lc 2:14 ).
Na plenitude dos tempos, a paz de Deus desceu das alturas e tomou a forma de homem "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" ( Is 9:6). Por diversas vezes Jesus adentrou no segundo templo, que fora feito por mão de homens, e o povo não percebeu que foi dada a paz. A glória do segundo templo tornou-se maior que a do primeiro em função de Cristo ter adentrado ao templo, mas os homens não perceberam que n’Ele se cumpria as escrituras.

O Templo em que Deus habita
E aquele JESUS, o Descendente prometido por Deus a Davi segundo as escrituras, foi comissionado a edificar uma casa a Deus. A profecia de cumpriu? Cristo é o descendente prometido a Davi que edificaria um templo a Deus? Se tal casa foi edificada, por que não a vemos? Ou ainda estaria para se cumprir a profecia?  Tal templo será construído no milênio?
Certo é que Jesus é o Descendente prometido, o filho de Davi e, segundo as Escrituras, o Filho de Deus “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho” ( Hb 1:5 ; 2Cr 7:14 ). Muitos queriam apedrejar Jesus porque Ele deixava claro que era o Filho de Deus “Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?” ( Jo 10:36 ), porém muitos confessaram que Jesus é o Cristo "E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente" ( Jo 6:69 ). 
Como Deus não habita em casa feita por homens, quando introduziu o seu Filho Unigênito no mundo lançou a pedra fundamental do seu templo. Através de Cristo teve inicio a obra maravilhosa de Deus: construir uma casa para Si, conforme predisse os seus profetas "A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina" ( Sl 118:22 ). Em vão os homens construíam templos, pois rejeitaram a pedra angular estabelecida por Deus. A obra de Deus é tão maravilhosa que os edificadores não creram quando lhes foi anunciada ( Sl 118:23 ; At 13:41 ; Hb 11:39 ). 
E Jesus, o Filho de Davi, é a pedra angular da casa que Deus se propôs erguer em louvor de sua glória e graça“Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” ( 1Pe 2:6 -8).

A necessidade de pedras para o templo
Todos os homens que inclinam os ouvidos aos ensinamentos de Cristo têm acesso livre a Deus, pois se tornam participantes das beneficências prometidas a Davi. Deus prometeu que faria casa a Davi, e que o seu Descendente construiria um templo e estabeleceria o reino.
Com a vinda do Messias, o descendente de Davi, Deus fez casa a Davi ( Dn 2:35 ; Dn 7:13 -14).
Em segundo lugar, como o Descendente foi incumbido de fazer uma casa para habitação do Senhor, Cristo tornou-se a pedra angular. Ele é a pedra viva que os edificadores rejeitaram.
Agora, através do evangelho é lançado o convite a todos os homens, e aqueles que inclinarem os ouvidos e obedecerem a Cristo, tornam-se participantes da beneficência prometida a Davi.
Isto não significa que tal homem será recompensado com riquezas deste mundo, onde o ladrão rouba e a ferrugem ataca. Antes, a beneficência está em alcançar a condição de pedras vivas, de modo que será utilizado na construção do templo que Deus é o sábio arquiteto.
A benção é ser uma pedra viva. Deus prometeu a Davi que o seu Descendente edificaria um templo e o descendente tornou-se a pedra angular. Todos que creem em Cristo como Senhor, tornam-se pedras vivas, assim como Cristo é pedra viva, e são edificados casa espiritual “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” ( 1Pe 2:5 ); "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" ( Jo 14:6 ).
Para ser edificado ‘casa espiritual’, ou seja, ser participante das beneficências prometidas a Davi, é necessário tornar-se um dos filhos de Deus, assim como Cristo ( Ef 2:19 ; Jo 1:12 -13). Quando o homem torna-se filho, significa que está sendo edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, e Cristo é a pedra angular ( Ef 2:20 -22). A casa que o Descendente de Davi constrói não é de tijolos de barro ou de argamassa, antes é construída com pedras vivas para morada de Deus em Espírito.
Os templos construídos com paredes e vitrais, com cúpulas ou abóbadas, seja torre ou claustro, adornado ou não, não é o templo que Deus escolheu para ali habitar.
Quando o apóstolo Paulo diz: "E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" ( 2Co 6:16 -18), fica claro que o Filho de Davi e os seus irmãos, aqueles que creem e são batizados em sua morte e ressurgirem, constituem o templo (casa) que Deus prometeu a Davi.
A igreja de Cristo é o templo em que Deus habita, pois Ele mesmo diz: “Neles habitarei (...) Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” ( 2Co 6:16 e 18). Sobre o novo templo, Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" ( Jo 14:23 ). Ou seja, quem guarda a palavra de Cristo é o que inclina os ouvidos.
E qual é a promessa?  "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna" (  1Jo 2:25 ). Portanto, quem inclina os ouvidos e crê, receberá a promessa: vida eterna. Além da vida eterna, o cristão recebe a bênção de ser constituído ‘pedra espiritual’ que compõe o templo santo erguido para louvor da graça de Deus "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi" ( Is 55:3).

A profecia
Do mesmo modo que Deus deu descanso a Davi em relação aos seus inimigos, Deus haveria de fazer a Davi casa ( 2Sm 7:11 ). A promessa de casa a Davi cumpriu-se quando Cristo veio, pois a linhagem de Davi permanecerá eternamente. De Cristo, o Filho do rei diz a bíblia: “Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua (...) O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado” ( Sl 72:7 e 17 ).
Apesar da promessa, Davi morreu, ou seja, isto prova que quem tem promessa é sujeito à morte, pois todos os filhos dos homens são sujeitos à morte. Até mesmo Cristo foi sujeito à morte, pois veio na semelhança da carne do pecado ( 2Sm 7:12 ).
A descendência que seria levantada refere-se a Cristo, e seria segundo a linhagem da casa de Davi. Cristo é o renovo justo que floresceu na casa do seu servo Davi "Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra" ( Jr 23:5 ).
Quanto ao renovo a profecia já se cumpriu, com relação ao reino, cumprir-se-á no milénio, pois quando for estabelecido o reino, o seu principado não terá fim "Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto" ( Is 9:7 ).
Além de ter constituído casa (descendência) a Davi, o Descendente de Davi haveria de edificar casa ao nome do Senhor, e esta casa é a Igreja. Após edificar a casa, Deus estabelecerá o seu reino ( 2Sm 7:13; Sl 110:1 ).
Deus enfatiza que o descendente de Davi haveria de ser o Filho de Deus. Mesmo que transgredisse, o que não ocorreu, para demonstrar o quanto era firme a promessa, garantiu que, haveria de ser castigado, porém, jamais Deus haveria de retirar a sua benignidade do seu Filho ( 2Sm 7:14 ).
Apesar de não transgredir, Cristo tomou sobre si a iniquidade de muitos, a o castigo veio sobre ele "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" ( Is 53:5 ).
Por fim, Deus garantiu a Davi que a casa de Davi e o reino seria estabelecido para sempre ( 2Sm 7:16 ).
Hoje a igreja está sendo edificada com características semelhantes à do templo erguido por Salomão, visto que não se ouve som de martelo e a madeira utilizadas vem dentre os gentios ( 1Rs 6:7 ). A glória do segundo templo era maior que a do primeiro, visto que n’Ele foi dado a paz aos homens. Semelhantemente, a gloria da igreja é maior que a do segundo templo, pois Deus só é glorificado através das obras que procedem das suas mãos "E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado" ( Is 60:21 ).

A visão de muitos hoje
O templo que está em construção continua sendo erguido pelo Senhor. Cada qual que trabalha como servo deve edificar sobre Cristo, pois não há outro fundamento "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele" ( 1Co 3:10 ).
Desde o Éden a promessa de Deus centra-se no Descendente ( Gn 3:15 ). Uma vez que a humanidade passou a estar sob condenação e apenada com a morte (separação de Deus) e, através do Descendente a bem-aventurança é comunhão com Deus: vida.
A Abraão foi prometido o Descendente, e n’Ele o crente Abraão foi justificado alcançando a bem-aventurança. No Descendente foi prometido ‘bem-aventurança’ a todas as famílias da terra ( Gl 3:16 ) e, em Davi, verifica-se que a promessa continuou vinculada ao Descendente.
Em nossos dias veem-se inúmeros templos sendo erguidos e que se somam a milhares que foram erguidos ao longo da história da humanidade. Em todos eles são feitas imprecações, orações e promessas mil de bênçãos. Poucos têm coragem de dizer que o verdadeiro templo é a igreja, que se constitui de homens à parte de qualquer instituição humana.
As bênçãos que são a tônica nestes templos resumem-se em prosperidade financeira, boas casas, empresas, empregos, família, etc. Nada se fala em buscar o reino dos céus e a sua justiça! E o pior, não sabem que a bênção maior é ser constituído uma das pedras vivas que compõe o templo do Senhor, ou seja, ser participante das firmes beneficências prometidas a Davi “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” ( 1Co 3:16 ).
Mas, o Espírito expressamente diz: “Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” ( Hb 3:6 ), pois muitos que correram atrás de bens deste mundo "... nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" ( 1Tm 6:10 ).
Estes são aquelas semente que germinaram em meio a espinhos, pois “... ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera” ( Mc 4:18 -19). Se é infrutífera, será arrancada ( Jo 15:2 ).
Em nossos dias é comum preletores lerem a seguinte passagem: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes ( Jr 33:3 ), e relacioná-la com problemas pertinentes a este mundo. Porém, o texto é claro: basta clamar ao Senhor, que Ele há de responder. O clamor é a expressão da crença.
Qual vai ser a resposta? O que Deus anunciará? Coisas grandes e firmes! Ou seja, coisas que não subiu ao coração do homem "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam" ( 1Co 2:9 ).
Daniel clamou ao Senhor, e Deus anunciou a ele coisas grandes e firmes que ele não sabia ( Dn 9:4 ). O que lhe foi anunciado tinha relação direta com o Messias e o seu reino ( Dn 9:24 -27).
O que Deus responde não tem a ver com emprego, casa, dinheiro, solução de problemas, curas, maravilhas, multiplicação de pães, carro, gravides, casamento, etc. O que Deus responde a quem confia (e por isso clama), refere-se à paz que Deus dá ( Jr 10:9 ). A resposta que contém coisas firmes, imutáveis, refere-se às firmes beneficências prometidas a Davi, como se lê: “Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça. Porque assim diz o SENHOR: Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel; Nem aos sacerdotes levíticos faltará homem diante de mim, que ofereça holocausto, queime oferta de alimentos e faça sacrifício todos os dias. E veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia, e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo, Também se poderá invalidar a minha aliança com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também com os levitas, sacerdotes, meus ministros” ( Jr 33:15 -21).
Jesus recomendou aos seus ouvintes que buscassem o reino de Deus e a sua justiça porque Ele é o cumprimento da profecia. Ele é o renovo de justiça que nasceu da casa de Davi ( Lc 1:69 -70). Cristo veio trazer salvação, e na condição de servo do Senhor, tornou-se a justiça dos homens.
Quer ouvir algo grande e firme? Jeremias assim anunciou a palavra do Senhor: “Nunca faltará a Davi homem que se assente sobre o trono da casa de Israel” ( Jr 33:17 ). Mas, as promessas que são anunciadas em nossos dias, não são firmes e nem grandes, pois prometem em nome do Senhor carros, casas, empregos, saúde, dinheiro, etc.
Quem busca o reino dos céus ( Lc12:31 ), busca alegria, paz e gozo no Espírito Santo, pois o reino de Deus não consiste em comida e bebida "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" ( Rm 14:17 ). Quem busca o reino de Deus busca o poder de ser feito filho de Deus, pois só os que recebem poder de serem feitos filhos de Deus podem ver o reino dos céus, visto que o reino não tem aparência exterior "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder" ( 1Co 4:20 ; Jo 1:12 -13 ; J o 3:3 ; Lc 17:20 ).
Não busque casa e herdades em Deus, antes busque ser participante das firmes beneficências prometidas a Davi, a de que o seu Descendente faria casa ao nome do Senhor, pois a promessa que foi feita é a de vida eterna "Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna" ( Tt 3:7 ; 1Jo 2:25 ). Regozije-se no fato de ser participante da obra em que o Pai e o Filho trabalham, certo de que todas as coisas serão acrescentadas ( Lc 12:31 ).
Persevera confiante no Senhor, pois Ele fez de você casa, templo e habitação d’Ele “Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus (...) Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” ( Hb 3:4 e 6).      

Estudo Bíblico O cego Bartimeu à beira do caminho

Todos que creem em Cristo e O confessam como Bartimeu confessou, constitui-se uma pedra do templo erguido em louvor a Deus "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" ( Rm 10:9 ); "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele" ( 1Co 3:10 ); “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” ( Ef 2:20 -22).
“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” ( Mc 10:46 -52)

O clamor de Bartimeu
O evangelista Marcos narra um milagre operado por Jesus quando deixava a cidade de Jericó: a cura do cego Bartimeu.
Jesus estava deixando a cidade de Jericó juntamente com os seus discípulos e uma grande multidão O seguia. Pelo caminho em que Jesus passou havia um cego por nome Bartimeu, filho de Timeu, que estava assentado à beira do caminho mendigando.
Quando Bartimeu ouviu que era Jesus de Nazaré que passava, começou a clamar dizendo: - “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. A narrativa deste milagre decorre do fato de Bartimeu ter ouvido que era Jesus de Nazaré que passava.
Há dois pontos dignos de análise nesta narrativa:
a) O cego ouviu que era Jesus de Nazaré que passava, e;
b) O cego clamou por Jesus, Filho de Davi.
Por que o cego clamou dizendo: - “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”, em vez de clamar: “Jesus de Nazaré, tem de misericórdia de mim!”? O texto deixa explícito que Bartimeu ouviu que Jesus de Nazaré passava. Há algo significativo no fato dele ter clamado ‘Filho de Davi’, e não ‘Jesus de Nazaré’?
Analisemos! Se Bartimeu fizesse referência à pessoa de Cristo como ‘Jesus de Nazaré’, estaria admitindo, com base no que era divulgado pelo povo, que Jesus era o filho de José, aquele que residia em Nazaré, uma cidade da Galiléia ( Lc 1:26 ). Ao admitir que Cristo era ‘Jesus de Nazaré’, Bartimeu estaria somente vinculando a pessoa de Cristo ao carpinteiro José, marido de Maria, ou que Cristo era um profeta.
A bíblia nos aponta que a concepção do povo era: a) Jesus é o filho do carpinteiro José, e; b) Jesus é um dos profetas “E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas” ( Mt 16:13-14 ); "E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?" ( Jo 6:42 ). Mas, afirmar que Jesus é o Filho de Davi é admitir que as Escrituras cumprem-se especificamente na pessoa de Jesus.
Quando o cego Bartimeu clamou dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, num mesmo brado estava rogando e admitindo que Jesus de Nazaré era o Filho de Deus que havia de vir ao mundo conforme o previsto nas Escrituras.
Na declaração daquele homem cego havia inúmeras implicações. Se homem de Nazaré, era o Filho de Davi, era o Filho de Deus e tinha direito a se assentar no trono de Davi seu Pai. Admitir que Cristo era o Filho de Davi era o mesmo que confessar que Cristo era o Messias prometido nas sagradas escrituras pelos profetas, nascido da descendência de Davi segundo a carne e Filho de Deus, pois o seu próprio pai na carne, em espírito, O chamou de Senhor dizendo: “DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” ( Sl 110:1 ; Mt 22:43 ).

A repreensão de muitos
Diante do clamor do cego Bartimeu, muitos o repreendiam para que se calasse.
Os que repreenderam o cego, estavam incomodados com o barulho que o cego estava fazendo, ou estavam incomodados com a declaração do filho de Timeu?
Para resolver este impasse, temos que nos socorrer de outras passagens da Bíblia.
Certa feita Jesus foi ao templo e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo e, após motivar o que havia feito citando as escrituras ( Mt 21:13 ), curou muitos cegos e coxos que foram ter com Ele ( Mt 21:14 ). Quando os principais dos sacerdotes viram as maravilhas que Cristo estava realizando e as criancinhas que clamavam dizendo: - “Hosana ao Filho de Davi”, indignaram-se e questionaram a Jesus dizendo: - “Ouves o que estes dizem?” ( Mt 21:16 ), ao que Jesus respondeu citando as escrituras: - “Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” ( Mt 21:16 ).
Fica claro no texto de Mateus 21 que a indignação dos principais dos sacerdotes e dos escribas repousava no fato de as criancinhas declararem abertamente ser Jesus o Filho de Davi. Como as crianças não eram passíveis de reprimenda frente ao que declaravam, os religiosos Judeus voltaram-se contra Cristo exigindo uma posição.
Existe um paralelo entre a narrativa das criancinhas que clamavam ‘Hosana ao Filho de Davi’ e o que clamou Bartimeu: ‘Jesus, Filho de Davi, tende misericórdia de mim’.
A repreensão que fizeram contra o cego também era em função do que ele declarava, e não por algum incomodo em virtude de Bartimeu estar gritando, ou seja, para muitos dentre a multidão que seguia para Jerusalém, o escândalo não eram os gritos de Bartimeu, antes o que ele dizia “Para os que estavam ouvindo os ensinos do Jesus todo esse escândalo era uma ofensa” Barclay, William, Comentário do Novo Testamento, Tradução de Carlos Biagini, pág. 259.
É patente nas Escrituras! Os escribas e fariseus deixavam transparecer grande indignação e reprimenda diante de qualquer possibilidade de se admitir que Jesus era o Cristo, o Filho de Davi: “Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios” ( Mt 12:22 -24).
Quando o apóstolo Paulo estava em Tessalônica, por três sábados consecutivos foi à Sinagoga disputar com os judeus sobre as escrituras ( At 17:2 ). Mas, pelo fato de o apóstolo expor que Jesus era o Cristo, demonstrando nas escrituras que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse, os judeus rebeldes inflamaram a multidão contra o apóstolo ( At 17:3 e 5).
Se Bartimeu houvesse gritado conforme o que havia ouvido: - ‘Jesus de Nazaré, tem misericórdia de mim’, ninguém o havia reprimido, mas por ter admitido e ao mesmo tempo anunciado ser Jesus o Filho de Davi, foi repreendido para que se calasse.
Bartimeu sabia muito bem o que estava gritando à beira do caminho, o que contraria o posicionamento de Barcley: “Bartimeu não sabia muito bem quem era Jesus. Chamava-o insistentemente Filho de Davi. Este era um título messiânico, mas seu significado evocava a ideia de um Messias conquistador, um Rei da linha de Davi, que levaria Israel à recuperação de sua grandeza como povo. Esta concepção do rol de Jesus era muito inadequada. Mas Bartimeu tinha fé e a fé que tinha cobriu qualquer engano teológico no que pôde ter incorrido. Não nos é exigido que entendamos à perfeição de quem é Jesus. Em última análise, ninguém jamais pode obter tal coisa. O que nos pede é que tenhamos fé. Um escritor de imensa sabedoria há dito: ‘Devemos esperar que o povo pense, mas não querer que se façam teólogos antes de fazer-se cristãos’. O cristianismo começa em nós quando reagimos diante da pessoa de Jesus, e quando esta nossa reação é de amor, um sentimento instintivo de que alguém é capaz de sair ao encontro de nossa necessidade. Até se nunca chegamos a ser capazes de elaborar teologicamente as coisas, essa resposta instintiva, esse grito que sai da alma, é mais que suficiente” Barclay, William, Comentário do Novo Testamento, Tradução de Carlos Biagini, pág. 261.
A cada passo a caminho de Jerusalém o Filho de Davi estava a conquistar a vitória sobre  a morte, o mundo e o inferno para humanidade ( Ap 1:17 -18). Jesus não exige um grito instintivo da alma, antes é necessário confessá-Lo conforme diz o apóstolo Paulo: “O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor” ( Rm 1:2 -4). Bartimeu não equivocou-se quanto a Cristo, pois dele disse um anjo "Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai" ( Lc 1:32 ).
Tal confissão era tão reprimida pelos judeus religiosos que, se alguém admitisse ser Jesus o Cristo, expulsavam a pessoa da sinagoga. Era divulgado ao povo a proibição de declarar que Jesus de Nazaré era o Cristo "Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga" ( Jo 9:22 ).
Depois que o apóstolo Pedro confessou ser Jesus o Cristo Filho de Deus, este recomendou aos seus discípulos para que a ninguém anunciassem esta verdade, porque Ele bem sabia dos riscos que os discípulos estariam sujeitos se declarassem abertamente que Jesus era o Filho de Davi ( Mt 16:20 ; Jo 17:12 ).
Quando Jesus curou um cego de nascença, declarou ser o Filho do homem, e o ex-cego creu e O adorou ( Jo 9:38 ). Foi então que Jesus declarou a sua missão: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos” ( Jo 9:39 ).
Naquele evento o cego viu primeiro a luz do sol e, quando Jesus revelou-se, ele viu a luz da vida ( Jo 1:4 ). Quando o cego passou a enxergar, somente aumentou a descrença e a fúria dos judeus ( Jo 9:18 ). Quando Jesus anunciou abertamente ao outrora cego ser o Cristo, houve alegria no céu, pois um pecador mudou o seu conceito (arrependeu-se): passou a honrar o Filho da mesma forma que honrava o Pai ( Jo 14:1b ), pois creu em Jesus e o adorou ( Jo 5:23 ).
E por que Jesus não declarava abertamente ser o Cristo? Porque de modo algum eles creriam "És tu o Cristo? Dize-no-lo. Ele replicou: Se vo-lo disser, não o crereis" ( Lc 22:67 ). Quando Jesus declarou abertamente ser o Cristo, O crucificaram ( Mt 26:63 ).
Por que reprimiram Bartimeu? Porque os judeus julgavam que qualquer que se fizesse Filho de Deus devia morrer ( Jo 19:7 ; Mt 26:65 -68), e Bartimeu estava declarando que Jesus era o Cristo. Se Bartimeu tivesse chamado Jesus de profeta, Galileu ou de Nazareno, não haveria problema algum para com os judeus ( Jo 7:40 44).
Não havia problema algum em chamar Jesus de ‘Jesus de Nazaré’, pois os doutores da lei reputavam que, segundo o que entendiam das Escrituras, ‘da Galiléia não surge profeta’ ( Jo 7:52 ; Jo 1:46 ). Para eles a questão estava resolvida, pois se da Galiléia não vinha profeta, segue-se que de lá também não viria o Cristo, pois o Cristo, além de ser Filho de Davi, também seria profeta.
Estavam equivocados, pois se esqueceram da profecia que diz: “Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações” ( Is 9:1 ).
Quando Jesus falou abertamente em uma festa judaica (Festa dos Tabernáculos), algumas pessoas de Jerusalém começaram a questionar o posicionamento das autoridades religiosas do local: “Então alguns dos de Jerusalém diziam: Não é este o que procuram matar? E ei-lo aí está falando abertamente, e nada lhe dizem. Porventura sabem verdadeiramente os príncipes que de fato este é o Cristo?” ( Jo 7:25 -26). Em seguida apresentam o posicionamento que adotaram: “Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele é” ( Jo 7:27 ), ou seja, eles não admitiam que Jesus de Nazaré podia ser o Cristo.
Certa feita Jesus estabeleceu uma celeuma entre os judeus enquanto ensinava, pois estavam presentes fariseus e doutores da lei que vieram de todas as aldeias da Galiléia, Judéia e Jerusalém, quando Jesus disse a um homem paralítico que os pecados dele estavam perdoados ( Lc 5:17 ). Como começaram a murmurar, duvidando do poder de Jesus “E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?” ( Lc 5:21 ), Jesus lhes propôs o seguinte problema: - “Que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?” ( Lc 5:22 -23). Em seguida foi dito: - “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa” ( Lc 5:24 ). O milagre ocorreu e os escribas e doutores da lei apenas ficaram admirados.
Diante de tamanho poder (de perdoar pecados e curar), era para eles terem se rendido e confessado: - ‘Jesus, tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo!’.

Jesus te chama
Quando Jesus parou e mandou que chamassem Bartimeu, foram ao cego e disseram: - “Tende bom animo; levanta-te, que ele te chama”. De imediato o cego Bartimeu lançou de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus.
Aqui é necessário nos determos novamente. Há algum significado específico na capa de Bartimeu?
Há quem repute que a capa de Bartimeu representava o pecado, o medo, os vícios, a idolatria, o mal, ou tudo que possa haver de ruim na vida de uma pessoa. Ora, se a capa é uma figura, não pode representar diversas coisas ao mesmo tempo. A capa não pode ser o pecado, pois não há representação do pecado com vestimentas, o pecado é representado na bíblia por condições, como: escravidão, trevas, cegueira, carne, desobediência.
Diante de toda a riqueza que o texto nos apresenta, a capa de Bartimeu não deve ser considerada como uma figura a ser interpretada, da mesma forma que a pedra que foi removida da porta do túmulo de Lázaro também não é uma figura a ser interpretada. Tais elementos não representam qualquer ideia, figura, conotação, enigma, etc. O empenho em dar significado à capa de Bartimeu simplesmente ofusca a confissão que ele fez diante do povo.
Antes de lançar de si a capa, Bartimeu já havia feito a mesma confissão que o eunuco da rainha de Candace, ao dizer: - “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” ( At 8:37 ), e isto o tornou apto a ser batizado nas águas.
Bartimeu já havia se arrependido e estava produzindo frutos dignos da mudança de concepção antes mesmo de lançar de si a capa "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão" ( Lc 3:8 ); “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” ( Hb 13:15 ).
Quando Bartimeu chegou diante de Jesus, foi lhe feita a seguinte pergunta: - “Que queres que te faça?”. Foi neste exato momento que Bartimeu reafirmou a sua confissão, ao adorá-Lo dizendo: - “Mestre, que eu tenha vista” ( Mc 10:51 ). Aos moldes do leproso e da mulher que tinha uma filha possessa, Bartimeu adorou o Filho de Davi ao dizer: “Mestre, que eu tenha vista”; -- "E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo" ( Mt 8:2 ); "Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!" ( Mt 15:25 ).
Nenhum cego em sã consciência aproxima-se de um homem e pede a visão, pois isto é impossível aos homens. Aquela seria a oportunidade de pedir uma esmola, um favor, etc., mas o cego Bartimeu pediu a visão, o que é o mesmo que reconhecer Jesus como Deus.

A Fé que salva
A resposta de Cristo foi maravilhosa: - “Vai, a tua fé te salvou”, e logo o cego Bartimeu viu e seguiu pelo caminho ( Mc 10:52 ).
Temos mais uma questão a tratar! Que fé salvou Bartimeu? Por que Jesus disse ‘a tua fé te salvou’ e não disse: ‘a tua fé te curou’? Ser curado é o mesmo que ser salvo?
Quando Jesus disse: “A tua fé te salvou”, estava reafirmando a confissão de Bartimeu, de que ela estava firmada na verdade, pois foi o Filho de Davi que operou salvação e cura. Jesus, o Filho de Davi anunciado nas Escrituras é a Fé manifesta que realizou a salvação e a cura de Bartimeu ( Gl 3:23 -25).
A Fé que salvou diz do Firme Fundamento, pois Bartimeu estava fundado e firmado em Cristo ( Cl 1:23 ; Hb 11:1 ). Quando Jesus perguntou: “Que queres que te faça”, Bartimeu ratificou a sua confissão dizendo: “Mestre, que eu tenha vista”.
Cristo é a Fé que foi dada aos santos, e é por Ele que os cristãos devem batalhar demonstrando ser Ele o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo ( Jd 1:3 ; Rm 1:2 -4). É em Cristo que o cristão deve permanecer fundado e firmado, pois Ele se revelou ao mundo como a Luz da vida! Foi Cristo que operou a salvação de Bartimeu, pois a confissão de Bartimeu é a ‘pedra’ sobre a qual Jesus edificou a sua igreja.
Enquanto os homens diziam que Cristo era um dos profetas, o apóstolo Pedro confessou que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo. Diante da confissão de Pedro, Jesus lhe disse: - “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus" ( Mt 16:17 ). Como o apóstolo Pedro disse ser Jesus o Filho do Deus vivo, Jesus igualmente admitiu que o seu discípulo era Pedro “Pois também eu te digo que tu és Pedro...” ( Mt 16:18 ), e em seguida apresenta o artigo de Fé, a pedra fundamental sobre a qual a igreja de Cristo é edificada: “... sobre esta pedra (confissão que refere-se a pessoa de Cristo) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" ( Mt 16:18 ).
Por que Jesus disse que Simão era ‘Pedro’? Porque quando Pedro admitiu que Jesus era o Cristo, achegou-se a Ele e tornou-se ‘pedra viva’, templo e morada de Deus: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" ( Mt 16:18 ); “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” ( 1Pe 2:4 -5).
Todos que creem em Cristo e O confessam como Bartimeu confessou, constitui-se uma pedra do templo erguido em louvor a Deus "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" ( Rm 10:9 ); "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele" ( 1Co 3:10 ); Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” ( Ef 2:20 -22).
Qualquer que admitir (confessar) que Cristo é o Filho do Deus vivo, honra o Filho, portanto é ‘pedra viva’, porque são criados em verdadeira justiça e santidade, ou seja, conforme a pedra eleita e preciosa, que é Cristo"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus" ( 1Jo 4:15 ; Rm 10:9 ).
Confissão - palavra grega que significa falar a mesma coisa, consentir, concordar, admitir, declarar o que realmente é acerca de algo em decorrência de profunda convicção dos fatos.
A confissão se dá quando o homem se depara com o Firme Fundamento, que é Cristo ( Hb 11:1 ). Embora Bartimeu ainda não tivesse visto o Cristo, contudo, creu n’Ele como o Filho de Davi, o que correspondia à verdade das Escrituras, pois Jesus é o Filho do Deus vivo.
Mesmo diante das boas novas anunciadas por Filipe, para fazer a mesma confissão de Bartimeu; de que Jesus de Nazaré era o Cristo, Natanael precisou ver um milagre da parte de Jesus: “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José (...) Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel” ( Jo 1:45 e 44-45).
Enquanto Natanael duvidou das palavras de Filipe dizendo: - “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” ( Jo 1:46 ), Bartimeu, que nada via, bastou ouvir que ‘Jesus de Nazaré’ passava e creu ser Ele o Cristo.
Tal abordagem se fez necessária para demonstrar que o evangelista Lucas apresentou Jesus a Teófilo como o Filho de Deus e não como um milagreiro. Através da narrativa da cura de Bartimeu ele evidenciou a questão central defendida no Novo Testamento. Portanto, é maravilhoso demonstrar que Cristo curou Bartimeu, mas não podemos deslocar a ênfase do texto que está em: Bartimeu confessar que Cristo é o Filho de Davi. E por isso mesmo Poderoso para realizar o milagre.
Enfatizar somente ‘milagres’ é descartar o artigo de Fé (confissão): ‘Jesus é Deus’. É lançar uma semente diversa daquela que produz vida, pois milagres não salvam, como se lê: “E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” ( Lc 16:30 -31); “ Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês. E você, Cafarnaum: será elevada até ao céu? Não; você descerá até o Hades”! ( Lc 10:13 -15).
Claudio Crispim

BUDISMO ...pelo príncipe hindu Sidarta Gautama , o Buda, (563? - 483 a.C?).

BUDISMO:
Sistema ético, religioso e filosófico criado na região da Índia por volta do século 6 a.C. pelo príncipe hindu Sidarta Gautama , o Buda, (563? - 483 a.C?).
Os ensinamentos, a filosofia e os princípios
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.
A Bíblia jamais faz qualquer referencia á palavra ‘reencarnação’ tampouco confunde-a com a palavra ‘ressurreição’. Segundo o dicionário escolar da língua portuguesa, de Francisco da Silveira Bueno, “reencarnação’’ e´o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de existência com um só espírito; enquanto que a palavra “ressurreição’’, no grego é ‘anástasis’ e ‘égersis’’ ou seja levantar, erguer, surgir, sair de um local ou de um situação para outra.




hinduísmo 80,3%,
uma das religião mais antiga do mundo
Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.
Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, 
"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado divino pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material.

terça-feira, 6 de março de 2012

A CEIA DO SENHOR

A CEIA DO SENHOR

INTRODUÇÃO
Vamos estudar hoje a Ceia do Senhor e a Páscoa judaica, as doutrinas sobre a quem a Ceia deve ser servida, a condição dos participantes da Ceia, doutrinas contrárias e a doutrina que usamos sobre os elementos da Ceia, e a finalidade da Ceia do Senhor

1) A CEIA DO SENHOR E A PÁSCOA JUDAICA
pao e vinhoA Ceia do Senhor é o cumprimento da Páscoa judaica, que era profética, temporária e apontava para o sacrifício de Jesus. A Páscoa, instituída na saída do povo de Israel do Egito, para libertação da escravidão do jugo de Faraó, significava providência de salvação pela morte do cordeiro (Ex. cap. 12). A Páscoa foi do Antigo Testamento e a Ceia do Senhor é do Novo Testamento. O cordeiro (animal) da Páscoa ou dos holocaustos do A. T. tinha que ser perfeito e apontava para a pureza e santidade de Jesus. Como o animal era oferecido a Deus em sacrifício, assim Jesus ofereceu-se a Deus em sacrifício único, de valor eterno, para nos salvar. Como o sangue dos animais aspergido livrava da morte, assim o sangue de Jesus nos livra da condenação eterna. Páscoa quer dizer sacrifício do cordeiro que era comido pelo povo no A. T..
Isto ensina que nós precisamos comer o sacrifício do Cordeiro de Deus que é Jesus. Comer aqui significa receber pela fé o sacrifício de Jesus no Calvário, como único meio de apagar os nossos pecados. É receber o ensino, o amor e obedecer a toda a Palavra de Cristo. Comer espiritualmente (João 6:57 e v. 63). A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus Cristo após a comemoração da Páscoa judaica, quando reunido com os apóstolos num Cenáculo em Jerusalém. Não é um sacramento, mas a segunda ordenança para a Igreja e é um memorial da morte de Cristo. Em Jesus a Páscoa foi cumprida e abolida, porque Jesus é a nossa Páscoa (1a Cor. 5:7).

2) DOUTRINAS SOBRE A QUEM SERVIR A CEIA
Existem pelo menos quatro doutrinas sobre a quem servir a Ceia. Nós seguimos a Bíblia com a seguinte posição: Jesus comeu e cumpriu a Páscoa judaica com os doze apóstolos. A Páscoa era para todos os judeus sem distinção. Antes de instituir a Ceia, Judas, que era perdido, foi desmascarado por Jesus e retirou-se (João 13:21-30). Em seguida Jesus instituiu a Ceia só com os onze (Mat. 26:21-28). Todos ali eram salvos, batizados, e estavam em comunhão uns com os outros e com o Senhor Jesus.
Assim, entendemos que as pessoas ainda perdidas ou as já salvas mas não batizadas nas águas, não devem participar da Ceia, pois a Ceia é comunhão dos arrolados (membros) da Igreja, uns com os outros e com o Senhor Jesus. As quatro principais doutrinas mais conhecidas sobre a Ceia são:
Primeira doutrina: é a da ala restrita, só servem a Ceia a pessoas da mesma denominação.
Segunda doutrina: é a da ala ultra-restrita, só servem a Ceia a membros da Igreja local.
Terceira doutrina: é livre para todos, há Igrejas que servem a Ceia para qualquer pessoa, seja ela salva ou não. Isto aborrece a Deus.
Quarta doutrina: a Ceia é servida a todos os salvos e batizados, membros de qualquer Igreja evangélica, em comunhão com suas Igrejas e com Deus. As 3 primeiras doutrinas que citamos estão em desacordo com a Bíblia. Nós usamos a quarta doutrina e entendemos que esta é a doutrina correta dentro da Palavra de Deus.

3) A CONDIÇÃO PARA PARTICIPAR DA CEIA
Leiamos 1a Cor. 11:23-33. Quem participa da Ceia indignamente atrai juízo para si, isto porque está crucificando a Cristo pela segunda vez com os seus pecados ainda não perdoados. Em Heb. 6:4-6; 9:25-28 diz que Cristo morreu pelos nossos pecados uma única vez. Quando há arrependimento e perdão, os pecados são transferidos para o sacrifício de Jesus no Calvário.
Porém se não houver arrependimento e conserto, é como se Cristo estivesse sendo crucificado de novo por esses pecados. Isso é impossível. Nesse caso a maldição destes pecados permanece sobre o crente (1a Cor. 11:27 e vs. 29 a 30). O texto trata da indignidade das ações dos salvos e batizados. A indignidade está ligada a qualquer tipo de pecado que impeça o crente de discernir o Corpo do Senhor e Sua obra redentora, assim como de apreciar o significado dos elementos e de se aproximar de Deus em atitude solene, meditativa e reverente.
A responsabilidade deste ato é de cada um individualmente. Portanto o crente deve examinar a si mesmo, se necessário arrepender-se e consertar-se, pedir perdão a Deus e aos outros, e participar dignamente da Ceia do Senhor. Deve participar da Ceia todo salvo e batizado, membro de qualquer Igreja evangélica, em comunhão com sua Igreja e com Deus. O texto é claro. Deus quer que o crente se examine, se conserte e participe (1a Cor. 11:28).

4) DOUTRINAS CONTRÁRIAS SOBRE O PÃO E O VINHO
A Igreja Luterana adotou a doutrina da consubstanciação (união de dois elementos em uma só substância) dizendo que o pão e o vinho ao serem tomados, de alguma forma transformam-se na carne de Jesus. A Igreja Católica Romana adotou a doutrina da transubstanciação, e ensina que a hóstia ao ser consagrada, transforma-se no corpo, sangue e divindade de Jesus. A doutrina daconsubstanciação assim como a da transubstanciação são doutrinas erradas. “Eles ensinam heresias”.
Se houvesse a transformação, Jesus não diria: “fazei isto em memória de mim” (1a Cor. 11:24-25). Quando se celebra a memória de alguém, este alguém não está presente, porque se estivesse não seria em sua memória. A Ceia é um memorial do sacrifício físico (humano) de Jesus. Quando Jesus disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo” e “Tomai e bebei, isto é o meu sangue”, não quis dizer que o pão era realmente o seu corpo e o vinho era realmente o seu sangue, porque se assim fosse Jesus não diria isto é, mas este é.

5) A DOUTRINA QUE USAMOS SOBRE O PÃO E O VINHO
Em certas ocasiões Jesus disse: Eu sou o caminho, Eu sou a porta, Eu sou a videira, etc.. Usava palavras figuradas para ensinar através de comparações. Na Ceia, Jesus comparou o pão com o seu corpo e o vinho com o seu sangue. Assim, Jesus quis dizer que o pão e o vinho que nós consagramos, para uso neste memorial solene, são símbolos do seu corpo e seu sangue, dados por nós no Calvário, e que nós deveríamos manter isto vivo em nossa mente.
ceiaPortanto esta é a doutrina que usamos e entendemos como a correta dentro da Bíblia. Não ocorre nenhuma transformação. O pão e o vinho continuam pão e vinho mesmo. Quando participamos da Ceia e partimos o pão, é como se declarássemos que nossos pecados feriram e moeram o Corpo Santo de Jesus na cruz do Calvário, assim como o pão é ferido e moído por nós.
Quando tomamos o vinho estamos dizendo que o sangue que Jesus derramou nos purificou de todo o pecado, nos remiu para sempre e nós o recebemos pela fé. O pão simboliza o corpo de Jesus (sua carne) e o vinho (suco de uva) simboliza o seu sangue. A Ceia é momento de comunhão. Por isso devemos esperar uns pelos outros para tomarmos juntos os elementos (1a Cor. 11:33).

6) A FINALIDADE DA CEIA DO SENHOR
Cristo fez um Testamento eterno para nos salvar e abençoar sempre. Quer que nós assumamos com Ele compromisso sério de sermos-Lhe fiéis e fazermos a Sua obra. A finalidade da Ceia do Senhor é lembrar que a morte de Jesus é o evento mais importante de todos os tempos, e aoparticiparmos da Ceia, elevar a nossa mente até o Calvário e vermos pela fé o grande sofrimento de Jesus por nós. A agonia de Jesus começou naquela quinta-feira à noite no Getsêmani.
Continuou por toda a noite até o amanhecer. Às nove da manhã de sexta-feira, Ele foi pregado na cruz. Agonizou na cruz durante seis horas. Às três da tarde estava morto (Mc. 15:25-38; Luc. 23:44-46). Devemos relembrar desde o Getsêmani (Luc. 22:39-46), quando Jesus, posto em agonia, orando, que seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Depois foi preso, blasfemado, caluniado, esbofeteado, açoitado... Bateram-lhe com uma cana. Os açoites abriram cortes em sua carne. Recebeu uma coroa de espinhos em sua cabeça. O sangue escorria pelo seu corpo.
Recebeu o escárnio e a zombaria. Finalmente foi crucificado. Seu corpo, pregado na cruz. Suas mãos e seus pés traspassados pelos cravos. Todo o seu sangue foi derramado por nós. Realizou um sacrifício vicário (em favor de e em lugar de). Quão terrível foi o tormento de Jesus. E tudo isto que Ele sofreu foi o castigo e a culpa dos meus pecados, dos seus pecados e de todos os que assim crêem. Nossos pecados crucificaram o Filho de Deus. Jesus recebeu e carregou sobre Si a maldição dos nossos pecados (Isaias 53:4-6).
pao e vinhoA Ceia é momento de recordar a memória de Jesus Cristo. Devemos celebrá-la constantemente a fim de refletir bem todas estas coisas e mantê-las vivas em nossa mente. Quão grande e incomparável é o amor de Jesus por nós. Este é um momento de enlevo espiritual. É solene e de profunda reflexão e deve nos despertar e estimular para sermos mais consagrados, mais obedientes, mais santificados, mais envolvidos com o Reino de Deus, servindo-O com amor e gratidão. Devemos anunciar esta grande salvação (a sua morte) a toda criatura, até que Jesus venha (1a Cor. 11:26).

7) APELO
Este estudo aplica-se mais aos salvos. Se alguém, no entanto, ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa--se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Rom. 3:20 e v. 28; Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6).

CONCLUSÃO
Jesus cumpriu a Páscoa judaica, instituiu a Ceia que é um memorial da sua morte e é a 2aordenança. A doutrina que usamos é que a Ceia do Senhor deve ser servida a todo salvo e batizado em comunhão com sua Igreja e com Deus. Todo crente deve examinar a si mesmo, se necessário consertar-se diante de Deus e dos homens e participar dignamente da Ceia do Senhor.
O pão e o vinho usados na Ceia são símbolos do corpo e do sangue de Jesus e não ocorre nenhuma trans-formação. A finalidade da Ceia é recordar o grande sacrifício de Jesus por nós. Devemos celebrar sempre a Ceia do Senhor e manter estas coisas vivas em nossa mente. Amém. Leia a Bíblia.
Reestude em casa este assunto lendo todos os textos, responda às perguntas da folha de respostas e receba muitas bênçãos. O próximo estudo será sobre Dízimos e ofertas na Bíblia. Não perca!