Texto. Ec.9.9; Sl.133.2
I. Unge a minha cabeça com óleo. Sl.23.5. Oleo na cabeça fala-nos, de:
a) Discernimento espiritual,. “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido”)
b) A mente de Cristo em nós, (1 Co 2.16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
c) Uma mente dirigida pelo Espírito do Senhor, (Rm.8.14 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.)
“É a cabeça de Cristo que governa todo o corpo”
II. A Preciosidade do Óleo:
a) No castiçal (A igreja, Ex.27.20 “Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente”). Ap.1.20 “Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”).
b) Nas lamparinas (o crente, Mt.25.8 “E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando”).
c) No vaso, (O crente 2 Reis 4.2 “Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”).
Nas feridas, (consolação, Is.1.6 “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”. Lc 10. 34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele”).
d) Na armadura. (nossa armadura espiritual, Ef.6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
III. Efeitos Benéficos do Óleo. (Pv 21.20).
a) Não deixa enferrujar.
b) É matéria prima de uma cozinha. “A cozinha da igreja é o púlpito “(Mat.24.45; 13.52; Jo 21.15,17)”
c) Amolece as feridas, (Jr. 8.22; Lc 10.33.34).
IV. A BIBLIA DESCREVE O ÓLEO COMO.
a) Suave.
b) Brando.(Sl. 55.21).
c) Penetrante, (Sl.109.18).
O Espírito Santo, no exercício do seu ministério, está fortalecendo, iluminando, libertando, curando e aliviando as almas aflitas.
Ler: Ap.22.11; 1Jo 3.3; Rm.4.1; 1 Pe.1.2; 2 Ts 2.13.
ResponderExcluir