quinta-feira, 12 de abril de 2012


  
Unge Minha Cabeça Com Óleo.

Texto. Ec.9.9; Sl.133.2

I.              Unge a minha cabeça com óleo. Sl.23.5. Oleo na cabeça fala-nos, de:
a)        Discernimento espiritual,. “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido”)

b)      A mente de Cristo em nós, (1 Co 2.16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

c)      Uma mente dirigida pelo Espírito do Senhor, (Rm.8.14 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.)
       
  “É a cabeça de Cristo que governa todo o corpo”

II.                  A Preciosidade do Óleo:
a)    No castiçal (A igreja, Ex.27.20 “Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente”). Ap.1.20 “Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”).

b)    Nas lamparinas (o crente, Mt.25.8 “E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando”).

c)    No vaso, (O crente 2 Reis 4.2 “Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”).
Nas feridas, (consolação, Is.1.6 “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”. Lc 10. 34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele”).

d)    Na armadura. (nossa armadura espiritual, Ef.6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

III.           Efeitos Benéficos do Óleo. (Pv 21.20).
a)    Não deixa enferrujar.
b)    É matéria prima de uma cozinha. “A cozinha da igreja é o púlpito “(Mat.24.45; 13.52; Jo 21.15,17)”
c)    Amolece as feridas, (Jr. 8.22; Lc 10.33.34).

IV.          A BIBLIA DESCREVE O ÓLEO COMO.
a)    Suave.
b)    Brando.(Sl. 55.21).
c)    Penetrante, (Sl.109.18).


O Espírito Santo, no exercício do seu ministério, está fortalecendo, iluminando, libertando, curando e aliviando as almas aflitas. 

Um comentário: