segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os cegos em Jericó. Jesus cura.


Os cegos em Jericó.

Marcos 10.46a52."E foram Para Jericó. Quando saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, o cego mendigo,filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, O Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o reprendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim! Parou Jesus e disse: chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre eu quero ver. Então Jesus lhe disse: vai. A tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora."

Mateus 20.29a34." Saindo Jesus de Jericó, uma grande multidão o acompanhava. E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouido que Jesus passava, clamaram: Senhor, filho de Davi, tem compaixão de nós! Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles,porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! Então, parando Jesus, chamou-os e perguntou: Que quereis que os faça? Responderam: Senhor, que nos abram os olhos. Condoído, Jesus tocou-lhes os olhos e imediatamente recuperaram a vista e o foram seguindo."Lucas18.35"Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho,pedindo esmolas. E, ouvindo o tropel da multidão que passava,perguntou o que era aquilo. Anunciaram-lhe que passava jesus, o Nazareno.Então, ele clamou: Jesus, filho de Davi tem misericórdia de mim! E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, pergutou-lhe: Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Tambem todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus."
Temos tres textos exelentes que nos relata um dos milagres extraordinários operados por Jesus. A cura da cegueira. Porem os textos parecem entrar em contradição. Marcos e Mateus dizem que Jesus, estava saindo de Jericó. Já Lucas diz que Jesus se aproximava de Jericó. Mateus diz que havia dois cegos à beira do caminho; Marcos e Lucas dizem que havia apenas um. Marcos chega mesmo a dizer o nome do cego.
Sabemos que Mateus escreveu para os judeus, Marcos para os romanos e Lucas para os gregos. Para Mateus era importante dizer quantos cegos tinham pois curar dois cegos de uma só vez, demonstra sim grande sinal do ceu, pois era isto que os judeus buscavam(1ªCorintios 1.22.)Então na verdade estava ali dois cegos, porem quem realmente se destacava era apenas um, um que era porta voz dos dois. Inclusive, este que se destacava era até mesmo conhecido da população mista da região. Com ceteza seu pai era alguem conhecido entre os soldados e servidores romanos.
A cidade de Jericó, naquele tempo estava dividida em cidade nova e cidade velha.Jesus saía de uma e se aproximava de outra. Ali, era um lugar onde um esmoler podia se dar bem. E estes dois cegos se deram muito bem mesmo. Pois receberam um donativo tão grande, que nunca mais precisaram viver de esmolas. Jesus recuperou lhes a visão, devolvendo a capacidade para trabalhar àqueles dois.
Isto ainda é uma realidade em nossos dias. Jesus não se aposentou, e hoje Jesus abre olhos de cegos, faz andar a paralíticos e ressucita os mortos. Pena que muitas pessoas duvidam, e outros ainda usam de falsos milagres para enganar o povo de Deus.

Um comentário:

  1. link. O Facebook. http://www.facebook.com/prjosevan.cruz
    e-mail: lugarsecreto_@hotmail.com


    http://www.youtube.com/watch?v=GW-G0kcNLGM

    ResponderExcluir